Como Escolher Meu Climatizador Industrial

Saber como escolher um bom climatizador evaporativo industrial torna o seu ambiente muito mais agradável. Muitos profissionais de compras, segurança, saúde e meio-ambiente ou até mesmo de manutenção e produção ficam confusos sobre que quais os tipo de climatizadores que devem ser instalados.

Neste artigo explicamos todos os detalhes para você escolher o melhor Climatizador de Ar.

 

Climatizadores por Aspersão x Climatizadores por Evaporação

Os modelos por aspersão, como o nome sugere, trabalham com a aspersão de água. Possuem em seus sistemas atomizadores que fazem com que a água se transforme em minúsculas gotas que “flutuam” no ar para, então, evaporar e provocar a redução da temperatura.

É possível que você já tenha visto vários desses sistemas molhando o chão ou simplesmente não aspergindo a água. Nesses casos, os equipamentos simplesmente não estão cumprindo sua função. Esses modelos são pouco eficientes.

Os modelos por evaporação direta operam através da troca de calor entre um “radiador”, normalmente feito de material à base de celulose, e a água que escorre por esse trocador de calor, também chamado de colmeia por conta de seu formato, parecido com as habitações dos insetos.

O ar, ao passar pela colmeia, troca calor com a água. Essa troca de calor faz com que o calor do ar seja transmitido para a água, evaporando-a e reduzindo a temperatura do ar. Simples e funcional.

Os climatizadores podem ser utilizados em indústrias, comércios, eventos, residências, escolas, etc. Cada necessidade possui modelos específicos para que o resultado seja eficiente em termos de energia, consumo de água e redução de temperatura.

Algumas vantagens dos climatizadores de ar por evaporação direta:

  • O custo de aquisição do climatizador é muito mais baixo se comparado a outros sistemas de climatização, em especial aparelhos de ar-condicionado;
  • Menor custo operacional. O climatizador de ar em funcionamento não é um peso para a sua conta de luz. Pelo contrário, ele é econômico, pois funciona de forma semelhante a um ventilador, mas com muito mais eficiência;
  • Umidade relativa. Os climatizadores fornecem ar fresco úmido. A umidade mais alta é muito mais saudável;
  • Climatizadores evaporativos são ecologicamente corretos (eco-friendly). Ao contrário dos condicionadores de ar que aquecem o ambiente por conta do calor que irradia do sistema de compressão;
  • Climatizadores evaporativos podem ser facilmente transportados e operados em outros locais. Existem vários modelos portáteis;
  • Climatizam o ambiente sem molhar;
  • Fácil instalação;
  • Os climatizadores limpam o ar. Suas colmeias funcionam como filtros retendo toda a poeira e outras partículas sólidas de modo que o ar que ele entrega é mais limpo do que o ar que ele aspira;
  • Consumo de energia muito baixo (90% de economia em relação a um condicionador de ar de mesma capacidade);
  • Baixa manutenção. Além de requerer pouca manutenção, o trabalho de manutenção é bem simples;
  • Os equipamentos, se adquiridos com um fabricante de boa qualidade, são muito duradouros;
  • A operação dos climatizadores é muito silenciosa, mesmo para volumes de altíssima capacidade;
  • Climatizadores oferecem grande conforto térmico;
  • Ao filtrar o ar, as colmeias dos climatizadores funcionam também como filtros para odores, eliminando o mau cheiro;
  • Produto ecológico em todos os momentos (produção, operação, manutenção e descarte/reciclagem). Lembrando que a água que ele consome é devolvida limpa para o ambiente.

Fatores para considerar ao escolher um climatizador

 

Considerando os fatores acima, encontramos no mercado uma variedade grande de equipamentos que nem sempre entregam o que prometem. Na hora de escolher um climatizador, portanto, você deve considerar as seguintes questões:

  1. DESTINAÇÃO DO EQUIPAMENTO: Se o climatizador for voltado para uso industrial, terá uma determinada gama de equipamentos. Se o uso for comercial, terá outra gama de opções, eventualmente com alguns modelos coincidentes. Mas determinados fatores já serão mais importantes, como por exemplo o nível de ruído.
  2. PRAZO DE UTILIZAÇÃO: Se o uso será prolongado ou temporário. Para uso em caráter definitivo, ou seja, instalações fixas em local que não será trocado, alguns modelos são indicados. Caso a intenção seja comprar modelos móveis, as opções serão completamente diferentes. Algumas empresas oferecem modelos destinados a instalação fixa como modelos móveis, instalando um suporte. De forma geral o funcionamento não é satisfatório.
  3. MANUTENÇÃO e COMPONENTES: Verifique com atenção se o fornecedor oferece garantia, qual o prazo desta garantia e se o fornecedor dispõe de sobressalentes em caso de falhas ou outros problemas. Eventualmente, você pode optar por um contrato de manutenção com o fornecedor. É importante pensar “quais cuidados devo ter com meu climatizador evaporativo“, mas o mais indicado é sempre ter o próprio fabricante cuidando do seu equipamento.
  4. VAZÃO CERTIFICADA: Quase todos os modelos do mercado no Brasil não possuem certificação sobre sua capacidade. Essa certificação não é obrigatória e a maior parte dos equipamentos é importada da China. Vários fabricantes importam os componentes da china e montam seus produtos no Brasil com uma “capa” nacional. A certificação é um atestado de que o produto que você está comprando é mesmo o que você vai receber.
  5. INSTALAÇÃO: Tão importante quanto o equipamento climatizador em si é a sua instalação. O trabalho de instalação deve ser feito por profissionais devidamente capacitados e treinados pelo fabricante.
  6. ÁREA A SER CLIMATIZADA: As dimensões do local a ser climatizado são um dos fatores que determinarão a quantidade e a capacidade dos climatizadores que serão adquiridos. No entanto, este não é o único fator. Muitas empresas recomendam seus equipamentos baseando-se exclusivamente neste item. Isso é uma grande falha.
    Um projeto de climatização ou de conforto térmico deve considerar vários fatores, como por exemplo: materiais construtivos, posição da estrutura relativa ao sol, capacidade de absorção de radiação, fontes internas de calor (pessoas, máquinas, iluminação), entre outros.

De forma geral, um bom fornecedor de equipamentos de climatização por evaporação poderá orientá-lo de forma correta na escolha de seus equipamentos.

Fale com a equipe comercial da REFRESCARE e você terá todo o assessoramento para que seu estabelecimento seja corretamente climatizado, com atendimento às normas vigentes e entregando um conforto térmico correto para seus familiares, convidados ou funcionários.

Gostou deste artigo? Leia mais:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será exibido. Campos Obrigatórios estão marcados com *