QUAIS AS PRINCIPAIS VANTAGENS DO CLIMATIZADOR EVAPORATIVO?

Muitas vezes, quando surge a necessidade de aplicar um Projeto de Climatização e Conforto Térmico, a primeira opção que vem à mente é a instalação de um Ar-Condicionado. Mas você sabia que o Climatizador Evaporativo é uma opção mais econômica, sustentável e, muitas vezes, mais eficiente?

 

Para entender melhor o que estamos falando, é preciso conhecer os Climatizadores Evaporativos e seu funcionamento.

O QUE SÃO CLIMATIZADORES EVAPORATIVOS?

O objetivo do Climatizador Evaporativo é semelhante ao do Ar-Condicionado: resfriar o ambiente até uma temperatura agradável. A sua tecnologia, no entanto, é bem diferente. Os Climatizadores Evaporativos são baseados em uma tecnologia simples e promissora, cujo princípio é a evaporação da água.

Para conhecer melhor suas possibilidades, é importante saber quais os tipos de Climatizadores disponíveis no mercado. Por exemplo, existem os modelos por aspersão de neblina, mas estes modelos são comumente rejeitados por seus usuários por apresentarem baixa eficiência térmica e alto índice de manutenção. Muitas vezes são mal regulados ou mal fabricados e molham os usuários e as redondezas do equipamento, prova cabal de sua ineficiência energética.

Nos modelos por evaporação direta, caso dos modelos oferecidos pela REFRESCARE, o ar externo é puxado para dentro do Climatizador, passando por uma “colmeia” de celulose que trabalha encharcada. Dentro do aparelho, o ar é umidificado e filtrado, sendo enviado para o ambiente com temperatura reduzida e uma qualidade maior para a respiração.

A redução de temperatura realizada por Climatizadores Evaporativos pode chegar a cerca de 10ºC. Em geral, esse valor depende de fatores externos, que podem contribuir ou não para o bom funcionamento do sistema. Os Climatizadores Evaporativos costumam ser utilizados em locais industriais e comerciais, onde há bastante circulação de pessoas e, por vezes, presença de máquinas que geram calor e alimentos ou produtos que precisam ser mantidos em temperaturas baixas.

Existem também modelos de Climatizadores portáteis, que são adequados para residências, pequenos ambientes de trabalho, eventos e outras aplicações. A potência desse tipo de Climatizador é menor, mas a sua ação é eficaz se utilizado nos locais adequados.

AS PRINCIPAIS VANTAGENS DOS CLIMATIZADORES EVAPORATIVOS

Os Climatizadores Evaporativos apresentam diversas vantagens em relação a outros sistemas de climatização, como o Ar-Condicionado. Destacamos cinco benefícios que todo consumidor deveria levar em consideração antes de escolher qual aparelho comprará:

O CLIMATIZADOR EVAPORATIVO É ECONÔMICO

Diferentemente dos Ares-Condicionado, os Climatizadores são aparelhos de baixo custo de aquisição, instalação e manutenção. Além disso, o seu consumo de energia elétrica é muito menor, correspondendo a uma economia de cerca de 90% em relação ao gasto dos modelos equivalentes de ar-condicionado.

O CLIMATIZADOR EVAPORATIVO É VERSÁTIL

Enquanto o Ar-Condicionado tem diversas condições para poder ser utilizado, como a instalação em um ambiente fechado, o Climatizador Evaporativo não faz tantas exigências do ambiente.  Ele pode ser instalado em locais semiabertos ou abertos, e inclusive a circulação de ar é benéfica para o funcionamento do aparelho. A ventilação natural é aliada à ação do Climatizador na redução da temperatura.

O CLIMATIZADOR EVAPORATIVO É SUSTENTÁVEL

A tecnologia dos Climatizadores Evaporativos é mais simples do que a dos aparelhos de ar-condicionado e isso é positivo para o meio ambiente. Embora o seu funcionamento seja totalmente eficaz, o Climatizador não precisa de gases nocivos para o meio-ambiente para resfriar o local. Além disso, o próprio consumo reduzido de energia já contribui para a preservação do meio ambiente, o que torna o produto sustentável em diversos aspectos.

O CLIMATIZADOR EVAPORATIVO É SAUDÁVEL

Utilizar gases nocivos à natureza para climatizar o ambiente não é bom para ninguém, seja para a camada de ozônio ou para as pessoas que respiram esse ar e estão expostas às radiações que a camada de ozônio deveria filtrar. O Climatizador Evaporativo já tem um importante ponto positivo acima do Ar-Condicionado só aí.

No entanto, os benefícios do Climatizador para a saúde vão além. Com o seu sistema de umidificação e filtragem do ar, ele evita que fungos e bactérias se acumulem e também o ressecamento típico dos condicionadores de ar. Ou seja, o ar de um ambiente com Climatizador é muito mais agradável e saudável de se respirar.

O CLIMATIZADOR EVAPORATIVO É UMA BOA SOLUÇÃO PARA EMPRESAS

Para manter o ambiente de trabalho mais saudável, as empresas tem uma obrigação legal de climatizar determinados ambientes, conforme espepcificado nas Normas Trabalhistas, em especial a NR 15. O Climatizador Evaporativo não só é uma opção eficaz para esse tipo de local, como também é econômica para a empresa e saudável para os funcionários.

Convencido pelas vantagens dos Climatizadores? Faça um orçamento.

Gostou deste artigo? Leia também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será exibido. Campos Obrigatórios estão marcados com *