5 mitos desvendados sobre climatizadores evaportivos

5 mitos desvendados sobre climatizadores evaporativos

Existem muitos mitos sobre os climatizadores evaporativos. Essas crenças aparecem devido ao desconhecimento de como esse aparelho funciona realmente. Não fique mais na dúvida e veja 5 mitos desvendados sobre climatizadores evaporativos.

Como o sistema de ar-condicionado é o mais conhecido, muitos olham o sistema de resfriamento de ar com algum receito. Por isso, muitos benefícios não são aproveitados como uma economia significativa na energia elétrica.

Desvende agora 5 crenças populares sobre os climatizadores evaporativos.

Mito 1:  Climatizadores evaporativos não resfriam o ar de verdade

É muito comum acreditar que os climatizadores evaporativos apenas deixam o ar mais fresco. Esse pensamento é disseminado por aqueles que tiveram contato apenas com os aparelhos portáteis, que possuem uma capacidade mais limitada.

Porém, além de renovar a ventilação do ambiente, os climatizadores de ar conseguem resfriar o ambiente em até 20ºC. O sistema desse equipamento puxa o ar quente do local, com a ajuda de um ventilador e devolve o ar fresco e com mais qualidade.

Mito 2: Climatizadores evaporativos provocam problemas respiratórios

Esse é um grande mito porque todos os bons climatizadores possuem um filtro que captura 99,9 % das impurezas do ar que passam pelo aparelho. Assim, durante a renovação do ar, são eliminados vírus, ácaros e bactérias.

Outra vantagem é que em meses mais secos, o climatizador evaporativo auxilia a subir o nível da umidade no ar. Com isso, as vias respiratórias não sofrem com ressecamentos ou sangramentos.

Mito 3: Climatizadores evaporativos deixam o ambiente úmido

Essa lenda acontece porque há uma confusão entre o climatizador evaporativo e o climatizador de aspersão de água. Apenas o segundo libera névoa e gotículas de ar no local em que se encontra.

O sistema evaporativo é capaz de tornar o ambiente mais refrigerado sem precisar umedecer os objetos ou molhar as pessoas que estiverem no perto. Dessa forma, eles refrescam sem acabarem sendo um incômodo.

Mito 4: A manutenção de climatizadores evaporativos é muito cara

A verdade é que ocorre o oposto, a manutenção do climatizador evaporativo é muito mais econômica. Isso ocorre porque seu sistema de funcionamento é simplificado e suas peças tem um valor mais em conta.

Além disso, seu consumo de energia elétrica é em torno de 90% mais baixo do que um ar-condicionado. Outro fato importante é que, como os climatizadores apresentam problemas com uma frequência menor, sua manutenção não-preventiva ocorre esporadicamente.

Mito 5: O ar dos climatizadores evaporativos não é saudável

Pelo contrário, por conterem filtro antibacteriano e antimofo, esse aparelho evita a propagação de agentes que são prejudiciais à respiração. Assim, ele deixa o ar mais puro e renovado.

Entre os cuidados com climatizadores evaporativos é recomendado que seja feita uma limpeza constante se eles ficam expostos a ambientes com muita poeira. Ou seja, se estiver em frente a uma rua muito movimentada, por exemplo. Assim, em locais com muita exposição, a limpeza deve ser feita 2 vezes ao mês.

Com esses 5 mitos desvendados sobre climatizadores evaporativos não é mais preciso ficar desconfiado da eficiência desse aparelho. Conhecendo seu funcionamento melhor é possível aproveitar todos os benefícios de um bom climatizador.

Quer saber quanto pode economizar optando por esse aparelho? Então veja qual o Preço de Climatizador Evaporativo.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será exibido. Campos Obrigatórios estão marcados com *