QUAIS CUIDADOS DEVO TER COM MEU CLIMATIZADOR EVAPORATIVO?

Como qualquer outro equipamento, o Climatizador Evaporativo exige alguns cuidados para que continue funcionando de forma eficaz e mantenha sua durabilidade. Trata-se de cuidados simples, que auxiliam ns manutenção preventiva do seu produto. Hoje vamos tirar a dúvida e explicar quais cuidados você deve ter com seu Climatizador Evaporativo.

 

MANTENHA O SEU CLIMATIZADOR EVAPORATIVO SEMPRE LIMPO

Os Climatizadores são equipamentos de climatização muito vantajosos, como você pode conferir no artigo Quais As Principais Vantagens dos Climatizadores Evaporativos. Além de ser um produto muito econômico da compra ao consumo de energia elétrica, o Climatizador também é mais saudável. O motivo por trás dessa saúde é simples: o processo de climatização desses equipamentos envolve a umidificação, renovação e purificação do ar.

Para refrigerar o ambiente, o Climatizador aspira o ar quente com o auxílio de um ventilador. Esse ar passa por uma colmeia de celulose molhada, onde o ar é umidificado, filtrado e resfsriado antes de ser liberado novamente. Dessa forma, o equipamento previne o acúmulo de ácaros, bactérias e fungos no ambiente, além de renovar o ar constantemente e evitar o ressecamento das vias respiratórias.

Contudo, para que o Climatizador possa, de fato, purificar o ar, é necessário que ele esteja devidamente limpo. Caso contrário, a vazão do equipamento ficará comprometida, assim como um filtro entupido não permite a passagem de água.

Os técnicos especializados em Climatizadores Evaporativos sugerem que a limpeza dos filtros e da tubulação seja feita uma vez ao mês. Essa média pode variar de acordo com o modelo do equipamento e o local de instalação. Para saber de quanto em quanto tempo você deve limpar o seu Climatizador Evaporativo, em geral, basta consultar o manual do equipamento ou entrar em contato com os fornecedores.

Ao executar a limpeza, sempre utilize produtos biodegradáveis, livres de componentes químicos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Não utilize produtos químicos nas colmeias do seu equipamento. Isso danificará irremediavelmente o produto.

COMO FAZER A LIMPEZA DO CLIMATIZADOR EVAPORATIVO

O primeiro passo para fazer a limpeza do seu Climatizador Evaporativo é desconectar o aparelho da rede elétrica. Esse é um procedimento de segurança, que evita que a pessoa responsável pela limpeza sofra com choques ou queimaduras e também protege o próprio aparelho. A maior parte dos equipamentos profssionais opera em 220V e o risco de choque elétrico com o equipamento aberto é alto.

Antes de iniciar o procedimento, certifique-se de que você possui os seguintes equipamentos e produtos:

  • Chave de fenda/philips
  • Esponja limpa
  • Água
  • Detergente ou outro produto de limpeza biodegradável
  • Lavadora de pressão

A seguir, abra com cuidado o compartimento indicado pelo manual. É possível que você precise de uma chave de fenda. Utilizando a esponja, já umedecida com água e detergente, limpe as partes visíveis do equipamento, que possivelmente estarão cobertas de poeira.

Então, passe um pano seco. Se possível, limpe a colmeia de tempos em tempos utilizando jato da lavadora de pressão a distância de pelo menos 1,5 metro.

Alguns Climatizadores Evaporativos não podem ser limpos por pessoas não capacitadas para a tarefa. Se o seu aparelho se encaixar nessa categoria, a informação deverá estar presente no manual. Mas, de forma geral, é sempre melhor chamar a assistência técnica especializada. Nesse caso, entre em contato com seu fornecedor solicitando auxílio ou procure nossa empresa. A REFRESCARE possui equipe especializada nesta tarefa.

Como você pode observar, os Climatizadores Evaporativos não exigem cuidados complexos. Basta realizar a limpeza do equipamento periodicamente e observar o seu funcionamento, mantendo-se atento a qualquer irregularidade. Caso o seu Climatizador Evaporativo apresente problemas no funcionamento, entre em contato com os fornecedores ou busque um técnico especializado.

Dúvidas ou sugestões? Faça contato.

Gostou deste artigo? Leia também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será exibido. Campos Obrigatórios estão marcados com *