Climatização e Produtividade no Trabalho

Nem todos estão cientes disso, mas existe uma conexão forte entre Climatização e Produtividade no Trabalho. O motivo é simples: a Climatização gera bem-estar e o bem-estar gera maior Produtividade.

 

Para que um profissional possa trabalhar adequadamente, é necessária uma relação positiva entre ele e o ambiente de trabalho, ou seja, o empregador deve oferecer condições saudáveis e agradáveis para o funcionário.

Essa relação positiva também é embasada em determinadas atitudes do funcionário, como o respeito às regras, mas para exigir uma boa produtividade, existem condições mínimas. O profissional tem o direito de executar suas atividades em um local limpo, organizado, confortável e que atenda suas necessidades fisiológicas básicas, dentre elas, as condições de conforto térmico do ambiente.

A Climatização cumpre um papel fundamental nesse bem-estar. Em regiões quentes e excessivamente secas, especialmente em locais de trabalho onde os funcionários lidam com equipamentos que geram calor, a temperatura e a umidade do ambiente podem ser fatores determinantes para um melhor desempenho da equipe.

Temperaturas elevadas podem alterar a pressão de um indivíduo, causar náusea, vômitos, confusão, ansiedade, entre diversos outros efeitos negativos. Expôr os funcionários a esse tipo de condição insalubre é colocá-los em risco, além de expor a empresa à sanções legais por descumprimento de normas trabalhistas, como você pode observar no artigo “Qual a temperatura exigida por lei para locais de trabalho?“.

Contudo, ainda que a temperatura ambiente não seja tão elevada a ponto de causar danos sérios, continua sendo importante que o ambiente seja climatizado até alcançar uma condição de conforto térmico agradável.

Um bom sistema de climatização deve ter a capacidade de controlar a temperatura e a umidade de forma a garantir um ambiente arejado e confortável para seus funcionários.

Entenda como é possível climatizar ambientes de trabalho.

Climatizadores Evaporativos contribuem com a Produtividade

Para controlar o conforto térmico de um ambiente, é necessário realizar uma correta análise do ambiente e determinar os equipamentos adequados que devem ser instalados. Diversas empresas oferecem apenas ventiladores nos locais de trabalho, mas esses aparelhos não são eficientes namaior parte dos casos.

A função dos ventiladores é garantir a circulação do ar já presente no ambiente. Ou seja, se o local estiver quente, é possível que os ventiladores não tenham o efeito desejado, pois farão apenas com que o ar quente mude de lugar.

De fato, os ventiladores e exaustores podem ser úteis em muitas ocasiões, mas não são suficientes para se atingir um correto nível de conforto térmico, simplesmente porque estes equipamentos não tratam a qualidade do ar, seja em temperatura, seja em umidade, seja na redução de particulados em suspensão.

Em períodos mais quentes ou em locais onde há geração de calor é comum experimentarmos uma sensação de “bafo quente” quando um ventilador circula o ar quente concentrado em determinado ambiente.

Uma opção muito mais eficiente para ambientes de trabalho são os Climatizadores Evaporativos. São equipamentos de baixo custo de aquisição, com consumo de energia extremamente baixo, com manutenção simples e barata e capazes de umedecer e renovar o ar de um ambiente, proporcionando excelentes condições de conforto térmico.

Os Climatizadores Evaporativos puxam ar externo para dentro da “colmeia” do aparelho, feita de celulose molhada, onde esse ar é filtrado e umidificado até ser liberado no ambiente.

Com esse processo, os funcionários podem usufruir de um ambiente fresco, pois a redução de temperatura pode chegar a cerca de 10oC, dependendo das condições do ambiente, entregando ar limpo, fresco, e úmido, ideal para proporcionar uma excelente qualidade para respiração e com condições de conforto térmico ideais.

Esse sistema de climatização é benéfico inclusive para indivíduos alérgicos, que sofrem com o ressecamento e a impureza produzidos pelo ar condicionado. Os climatizadores são especialmente indicados para ambientes onde existe manuseio de alimentos, como restaurantes, cozinhas industriais, indústrias de alimentos, etc.

Como utilizar a Climatização para melhorar o ambiente

Antes de instalar um Climatizador, é necessário avaliar cuidadosamente o ambiente de trabalho onde a climatização será executada. Locais diferentes exigem equipamentos e sistemas de climatização diferentes. É importante pesquisar quais os tipos de Climatizadores, por exemplo.

Esse tipo de decisão não deve ser tomada somente pelos consumidores, com base em uma perspectiva pessoal. É importante solicitar também a consultoria de uma empresa com experiência no setor. O seu fornecedor de Climatizadores deve ser capaz de analisar o local e definir o melhor projeto para sua empresa, muitas vezes com a instalação de exaustores e outros acessórios.

Para um projeto correto, dentre outras informações, são levantados dados como o tamanho do local, se há presença de equipamentos que irradiem calor, nível de umidade, dentre outros fatores. O fornecedor do sistema de climatização, por sua vez, deve indicar o(s) modelo(s), a quantidade e a posição de instalação dos equipamentos, além de outras informações como plano de manutenção do sistema.

Os investimentos em climatização para garantir o bem-estar no trabalho são essenciais em um país tropical como o Brasil, onde as temperaturas são elevadas em geral. Não só o empregador garantirá a saúde dos funcionários, mas verá benefícios também no aumento da produtividade e boa relação com os funcionários.

Solicite um orçamento para a REFRESCARE e garanta o bem-estar de sua equipe e melhores resultados para seu negócio!

Gostou deste artigo? Leia também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será exibido. Campos Obrigatórios estão marcados com *