QUAIS OS TIPOS DE CLIMATIZADORES?

Na hora de planejar um Projeto de Climatização e Conforto Térmico, é importante pensar em quais os tipos de Climatizadores Evaporativos que existem e como cada um se adequa melhor a determinados ambientes e funções. Esse conhecimento é essencial para que a climatização seja realizada de maneira tecnicamente correta e com funcionamento eficiente.

 

Não é incomum no Brasil observarmos consumidores insatisfeitos com um equipamento perfeitamente funcional, mas que está sendo utilizado de forma incorreta.

O primeiro passo para escolher o tipo certo de Climatizador Evaporativo é definir qual será o local de uso do aparelho: residencial ou industrial.

A seguir, é necessário pensar no tipo de instalação que será feita. Referente a esse quesito, existem três diferentes tipos de Climatizadores:

  • Climatizador móvel/portátil
  • Climatizador de parede
  • Climatizador de teto/telhado

Estes modelos, por sua vez, podem ser de vários tipos:

Quanto ao tipo de propulsão do ar, os climatizadores podem ser AXIAIS, CENTRÍFUGOS ou SIROCO. Quanto ao tipo de saída de ar, eles podem ser: DIRETOS, pré-DUTADOS ou preparados para DUTOS. Quanto à posição de saída do ar, podem ser: SUPERIOR, LATERAL ou INFERIOR.

Essas são as informações mais básicas que um consumidor precisa saber ao começar a pesquisar Climatizadores. Agora, vamos explicar as características específicas de cada tipo.

CLIMATIZADOR EVAPORATIVO RESIDENCIAL

Esse tipo de Climatizador Evaporativo tem menor potência. Como se trata de um ambiente residencial, em geral, não há um amplo ambiente que precise ser climatizado. O uso dos Climatizadores Residenciais é mais voltado para o bem-estar das pessoas, que querem que o ambiente esteja fresco e agradável, e não para a manutenção de equipamentos, alimentos perecíveis, entre outros.

CLIMATIZADOR EVAPORATIVO INDUSTRIAL

Os Climatizadores Evaporativos Industriais são basicamente modelos de grande porte que contam com toda a estrutura para climatizar ambientes amplos com grande quantidade de pessoas e máquinas que produzem calor, como fábricas e galpões. O uso de Climatizadores Evaporativos nas indústrias é bastante comum.

Diferentemente do modelo residencial, a proposta vai além da promoção do bem-estar, mas também uma questão técnica: esses ambientes muitas vezes possuem máquinas ou produtos que precisam ser expostos a condições de armazenamendo adequadas e controladas.

CLIMATIZADOR EVAPORATIVO PORTÁTIL

Os Climatizadores Evaporativos também vêm em versões móveis ou portáteis. Em geral, esses modelos são utilizados em ambientes residenciais ou pequenos, como escritórios. Modelos portáteis de maior potência também podem ser utilizados a céu aberto.

Como esse tipo de Climatizador é portátil, o aparelho possui algumas limitações em relação aos fixos. Por exemplo, possui uma capacidade de vazão de ar menor e é possível que o reservatório de água não tenha reabastecimento automático.

CLIMATIZADOR EVAPORATIVO DE PAREDE

Os modelos de Climatizadores Evaporativos de Parede são fixos e, como o nome indica, devem ser instalados em paredes. Trata-se de um tipo de Climatizador extremamente eficiente e indicado para operações em grandes ambientes como galpões, igrejas, academias, etc.

CLIMATIZADOR EVAPORATIVO AXIAL E DE TETO

Os Climatizadores Evaporativos Axiais e de teto/telhado são uma das melhores opções disponíveis, pois apresentam grande versatilidade e eficiência. Apesar do nome sugerir que o modelo só pode ser instalado no teto, também é possível instalar os Climatizadores Axiais em dutos com saídas na parede, garantindo um projeto de climatização bastante flexível, moderno e eficaz. Além disso, são modelos econômicos, silenciosos e de grande durabilidade.

Já está pronto para fazer seu projeto de climatização? Entre em contato com a nossa equipe e faça um orçamento do Climatizador Evaporativo mais adequado para você!

Gostou deste artigo? Leia também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será exibido. Campos Obrigatórios estão marcados com *