CLIMATIZADOR PARA MINHA INDÚSTRIA

Os Climatizadores Evaporativos são ótimos investimentos para empresas que precisam implementar um Projeto de Climatização (Projeto de Conforto Térmico) em seu ambiente de trabalho.

 

Os ambientes industriais são conhecidos por sua tendência a atingir altas temperaturas, quando não possuem um sistema de resfriamento adequado.

Quase sempre essas unidades fabris estão situadas em grandes galpões, locais que tipicamente possuem telhas com alto índice de irradiação de calor, muitas vezes com pouca ventilação natural, grande quantidade de máquinas que geram calor e circulação intensa de funcionários. Quase sempre, não é agradável estar em um ambiente desses sem climatização.

Como o Brasil já é um país quente, com ondas de calor intensas, mais ainda durante as épocas mais quentes do ano, oferecer um ambiente de trabalho sem conforto térmico é o mesmo que colocar seus funcionários em risco!

Desde desconforto e irritabilidade até a consequente queda na produtividade, a falta de climatização pode resultar em riscos sérios para a saúde dos funcionários e em possíveis passivos trabalhistas para a empresas.

Ou seja, investir em um Projeto de Climatização e Conforto Térmico para sua indústria é uma necessidade. Não se trata de algo opcional ou supérfluo, mas de uma obrigação prevista nas Normas Trabalhistas, em especial a NR 15.

Conheça os benefícios do uso de climatizadores evaporativos nas indústrias e descubra quais as principais vantagens do climatizador.

A TECNOLOGIA DO CLIMATIZADOR EVAPORATIVO INDUSTRIAL

A Climatização Evaporativa é uma tecnologia de resfriamento baseada em um processo natural de evaporação da água.

Para ilustrar, basta imaginar aquele momento em que uma pessoa sai da água de uma piscina, rio ou mar e é exposta ao sol quente. Essa pessoa vai sentir um “calafrio”, que é gerado pela evaporação da água que está sobre eu corpo. Isso ocorre porque o ar quente, ao entrar em contato com a água, realiza uma troca de calor. A água vai para o estado gasoso e o ar ao redor fica mais fresco, causando a sensação de frio na pessoa.

O Climatizador Evaporativo basicamente reproduz esse mesmo processo. Com um ventilador, ele puxa o ar quente para dentro do equipamento. Esse ar passa por dentro de uma colmeia que opera molhada, que umidifica e filtra o ar.

A seguir, o ar já resfriado, purificado e umidificado é liberado no ambiente. A redução de temperatura resultante pode chegar a 10ºC, dependendo das condições ambientais.

OS BENEFÍCIOS DO CLIMATIZADOR PARA MINHA INDÚSTRIA

Os Climatizadores Evaporativos possuem diversos modelos e muitos deles são feitos especificamente para as necessidades das indústrias e der instalações comerciais. Eles são adequados para locais amplos, onde o uso de ar-condicionado é absolutamente inviável e o uso de ventiladores é ineficiente.

De forma geral, se houver circulação de ar, e quanto mais seco e quente for o ambiente, mais eficiente será o resfriamento evaporativo.

Lembrando: CLIMATIZADORES EVAPORATIVOS NÃO MOLHAM O AMBIENTE.

Além disso, são equipamentos sustentáveis, com peças recicláveis e que não emitem gases tóxicos para funcionar, diferentemente dos equipamentos de ar-condicionado, por exemplo.

Em termos de economia, os Climatizadores Evaporativos também saem ganhando. Desde a compra até a manutenção, os gastos são extremamente baixos, se comparados com um aparelho de ar-condicionado de capacidade equivalente. O seu consumo de energia se destaca por ser até 90% inferior ao do Ar-Condicionado.

Outro ponto positivo é a versatilidade do produto. Existem modelos de parede ou modelos de teto, que inclusive podem ser instalados com dutos de ventilação, permitindo a saída de ar frio pelas paredes ou em distâncias relativamente grandes.

Se a sua preocupação é com o bem-estar dos seus profissionais, pode ficar tranquilo. Como mencionado anteriormente, os Climatizadores Evaporativos não apenas resfriam o ar, como também o renovam, purificam e umidificam. Dessa forma, os funcionários podem respirar um ar puro e renovado, sem acúmulo de fungos, bactérias e ácaros, e que não resseca as vias respiratórias.

INSTALAÇÃO DOS CLIMATIZADORES EVAPORATIVOS NA INDÚSTRIA

Para instalar os Climatizadores, é importante fazer um Projeto de Climatização – PROJETO DE CONFORTO TÉRMICO – adequado. Devem ser considerados diversos fatores do local de instalação, como o seu tamanho, quantidade de funcionários que o circulam diariamente, quantidade de máquinas que geram calor, entre outros.

Para realizar esse projeto, basta entrar em contato conosco.

Gostou deste artigo? Leia também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será exibido. Campos Obrigatórios estão marcados com *