CLIMATIZADOR EVAPORATIVO OU AR-CONDICIONADO

Os Climatizadores Evaporativos e os aparelhos de Ar-Condicionado são equipamentos voltados para a climatização de ambientes com a intenção de deixá-los mais frio. A função dos dois é semelhante, mas o funcionamento nem tanto. Aprenda como escolher entre Climatizador Evaporativo ou Ar-Condicionado.

 

Para decidir qual aparelho é mais adequado para você, existem diversos fatores que devem ser levados em consideração. Em primeiro lugar, o Climatizador Evaporativo e o Ar-Condicionado têm vantagens e desvantagens diferentes.

Em seguida, após conferir os atributos específicos de cada aparelho, o consumidor deve refletir sobre qual melhor atende às suas necessidades.

Considerar o funcionamento específico do aparelho, onde ele será instalado, o valor do investimento inicial, o custo de instalação e os custos de manutenção são passos fundamentais para fazer a escolha mais eficiente.

O FUNCIONAMENTO DO CLIMATIZADOR EVAPORATIVO

O Climatizador Evaporativo, como o nome sugere, resfria o ar por meio de um processo de evaporação de água. O aparelho possui uma “colmeia” de celulose molhada, por onde o ar passa antes de ser insulado no ambiente.

Esse processo não só resfria o ambiente, chegando a uma redução de temperatura de até 10 graus celsius, dependendo das condições climáticas, mas também renova e umidifica o ar, o que aumenta o conforto térmico e o bem-estar dos indivíduos que estão naquele ambiente.

O uso de Climatizadores Evaporativos é mais eficiente em regiões de clima seco, mas pode ser utilizado em qualquer lugar. Em locais com menor umidade, o processo de climatização evaporativa ameniza o ambiente seco e o equipamento opera com melhor aproveitamento.

VANTAGENS DO CLIMATIZADOR EVAPORATIVO

  • É um produto econômico, que consome 90% menos energia do que um ar-condicionado;
  • O valor de compra é acessível, em especial se comparado ao do ar-condicionado;
  • Umidifica o ar, característica importante em regiões secas;
  • Serve como filtro natural e entrega ar resfriado mais limpo que o ar que ele aspira antes da climatização;
  • Renova o ar do ambiente, contribuindo com o bem-estar das pessoas presentes;
  • Pode ser utilizado em conjunto com o ar-condicionado para umidificar o ar e reduzir gastos energéticos;
  • As colmeias e seus demais componentes são recicláveis, o que torna o aparelho sustentável;
  • Pode utilizar água de chuva, contribuindo em economia e sustentabilidade;
  • Não molha o ambiente;
  • Seu consumo de água é 100% devolvido ao ambiente, em forma absolutamente limpa.

DESVANTAGENS DO CLIMATIZADOR EVAPORATIVO

  • Não é tão eficiente em regiões excessivamente úmidas
  • Não funciona adequadamente em locais com temperatura de operação muito baixa;
  • A eficiência da climatização pode depender de equipamentos adicionais de exaustão do ar

O FUNCIONAMENTO DO AR-CONDICIONADO

O Ar-Condicionado é um aparelho mais complexo do que o Climatizador Evaporativo. O seu funcionamento depende de um processo semelhante ao de uma geladeira e possui, no mínimo, 2 motores elétricos: Um para realizar o processo de compressão do gás refrigerante e outro para realizar a movimentação de ar (ventilador).

Basicamente, há um conjunto de serpentinas dentro do aparelho que contêm gás refrigerante e é responsável por esfriar o ar do ambiente. Para realizar esse processo, o Ar-Condicionado utiliza uma substância chamada R-22 (ou outro gás similar), que é composta de carbono, cloro e flúor.

Dentro do aparelho, em uma temperatura de 7º C, essa substância passa do estado líquido ao gasoso utilizando um conjunto de evaporadores e condensadores. Nesse processo, o aparelho de Ar-Condicionado troca calor com o ar, resfriando-o.

VANTAGENS DO AR-CONDICIONADO

  • É possível controlar a temperatura ambiente, os aparelhos de ar-condicionado mais modernos contam com termostatos com razoável precisão;
  • Pode ser utilizado em climas secos ou úmidos, o que torna o aparelho adequado para todas as regiões;
  • Alguns aparelhos oferecem opções de aquecimento do ar também.

DESVANTAGENS DO AR-CONDICIONADO

  • Alto consumo de energia elétrica, que gera grandes gastos, especialmente em dias quentes;
  • Instalação e manutenção complicadas, com custo inicial alto;
  • Resseca o ar, prejudicando a respiração, especialmente em regiões de baixa umidade relativa do ar e para pessoas alérgicas;
  • Não renova o ar do ambiente, podendo ser agende facilitador na transmissão de doenças;
  • Pode contribuir para a emissão de gases danosos para camada de ozônio, ou seja, não é um produto ecológico.

USOS DO CLIMATIZADOR EVAPORATIVO INDUSTRIAL

Os Climatizadores Evaporativos são amplamente utilizados no meio industrial, contribuindo com a climatização de ambientes como fábricas, indústrias, manufaturas, galpões comerciais e outras estruturas de uso comercial ou industrial.

Quando combinado com exaustores, os resultados obtidos são espetaculares, com grande eficiência, renovação rápida do volume de ar interno do ambiente, aumento na umidade e melhor qualidade do ar.

Tudo isso contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e agradável, com conforto térmico ideal para todos os funcionários e outros colaboradores. Para instalar o Climatizador Evaporativo, é importante realizar uma análise do ambiente a fim de definir quais são os equipamentos indicados para cada caso.

Para realizar uma análise de Projeto de Climatização e Conforto Térmico são levantadas questões como:

A instalação também deve considerar o estado da rede elétrica, as dimensões do ambiente, a ventilação e a incidência de luz solar, dentre outros fatores.

Se você tem algum problema com a climatização do seu ambiente, basta instalar climatizadores da REFRESCARE. Entre em contato conosco para realizarmos um estudo para o seu caso.

Gostou deste artigo? Leia também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será exibido. Campos Obrigatórios estão marcados com *

Entre em Contato!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.